Se ainda não estão a usar os destaques do Instagram, precisam de o fazer – e não só porque aumenta a vida útil das vossas stories.

Desde que o Instagram lançou esta novidade há alguns meses, os utilizadores têm estado a experimentar diferentes maneiras de a fazer funcionar para a sua marca e negócio. Uma das melhores – e mais interessantes – maneiras de aproveitarmos esta feature é editando as capas de cada um dos nossos destaques.

A não ser que criemos e apliquemos capas aos nossos destaques, o Instagram vai seleccionar aleatoriamente uma das nossas stories para fazer de capa. E isto pode resultar em imagens desfocadas e confusas. Mesmo com um título bem definido, estas capas automáticas não são bonitas e, tendo em conta o quão fácil é alterá-las, ficamos chocadas com o facto de a maior parte das pessoas que seguimos ainda não terem aproveitado esta oportunidade para embelezar os seus perfis.

Editar as capas para cada destaque dá-nos a oportunidade de dar uma aparência mais cuidada ao nosso perfil e de reafirmarmos a nossa marca. Sendo assim, porque é que não ainda não estão a aproveitar essa oportunidade? É difícil ou confuso? Nem por isso, e nós vamos mostrar-vos três formas diferentes de serem criativos com a vossa marca no Instagram.

1. AS TUAS CAPAS DE DESTAQUE COM… íCONES

Este é o design preferencial de qualquer pessoa. É simples de fazer, intuitivo de perceber e existem n ícones diferentes entre os quais podemos escolher e que se encaixam com a nossa estética. Não usem nada de muito complexo, não é essa a ideia. Mesmo escrevendo o nome da categoria por baixo, se as pessoas ficarem confusas sobre o que aquilo representa podem nem abrir o destaque! E não é isso que nós queremos, certo?

A LER: HOW TO MAKE INSTAGRAM STORIES HIGHLIGHT ICONS FOR FREE

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2. AS TUAS CAPAS DE DESTAQUE COM… PALAVRAS

Apesar desta ser a escolha mais óbvia, ela não funciona a não ser que mantenhamos as palavras curtas e concisas. Visto que as capas dos destaques são pequenas, quanto reduzimos o texto para um thumbnail minúsculo, uma frase com sete palavras vai parecer um monte de nada!

DICA: Se já têm uma lista de categorias no vosso site ou blog, esse é um bom sítio para irem buscar inspiração!

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3. AS TUAS CAPAS DE DESTAQUE COM… FOTOGRAFIAS

Sabemos que dissemos, no início desta publicação, que as fotografias podiam não ser a melhor opção para as capas dos destaques, mas isso só acontece se não as fizerem de propósito para esse fim. Se têm negócios ou blogs de fotografia, ou se simplesmente preferem esse aspecto mais visual, pode sim usar fotografias, desde que usem para as capas dos destaques das vossas stories fotografias com 1080×1920 pixeis. Se tiverem isso em atenção, as imagens das capas dos vossos destaques vão ficar lindas!

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E AINDA…

Aqui ficam algumas dicas que podem ter em conta quando estão a criar as vossas capas:

QUANTO MAIS SIMPLES, MELHOR. As capas dos destaques do Instagram são muito pequenas (óbvio), por isso se escolherem ou criarem uma capa com demasiados detalhes, eles vão perder-se naquele espaço pequeno do nosso perfil. Escolham, ou criem, ícones que tenham poucos detalhes e optem por letras não-serifadas que sejam simples, clean e muito legíveis. 

CONSIDEREM O CONTRASTE.  Precisam de escolher cores e tamanhos que contrastem para que o conteúdo da vossa capa consiga sobressair – especialmente quando aplicadas nos destaques e super minimizadas. Optem por pares de cores altamente contrastantes e, no que toca a fonts, usem medium ou bold.

QUAL É O TOP 5 DAS VOSSAS CATEGORIAS? Como devem saber, apenas os primeiros cinco destaques são imediatamente visíveis no vosso perfil – o resto só conseguem ver se fizerem scroll. Apesar de ser totalmente aceitável ter mais do que cinco categorias, pensem naquelas que fazem mais sentido para vocês e que são mais relevantes para as stories que costumam fazer. Não se esqueçam que o Instagram põe a última categoria que destacam em primeiro lugar e, enquanto estamos a escrever esta publicação, não há maneira de as reordenar da maneira que quisermos sem começar tudo de novo.

 

Afinal, se tiverem em conta estas dicas, fazer capas de destaque para as vossas stories é muito mais fácil do que parece à primeira vista, não acham? Deste lado, umas estão mais convencidas que outras quanto à utilidade das mesmas, mas gostávamos muito de saber a vossa opinião sobre este assunto. Usam ou não usam? Acham úteis e procuram-nas nos perfis que seguem, ou não? Deixem tudo nos comentário abaixo 🙂

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Bloggers Camp

O Bloggers Camp é uma plataforma com dicas de e para bloggers criada por Ana Garcês (Infinito mais um), Catarina Costa (Daydreams) e Catarina Alves de Sousa (Joan of July).

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