Hoje em dia, com a quantidade de parcerias que se fazem entre blogs e marcas, uma questão se levanta: dizer, ou não, se o post é patrocinado?

Se optarem por dizer, o que nós achamos que é o mais honesto a fazer, como contar a história sem que quem a está a ler perceba logo que estamos a fazer um post patrocinado? Ou como, mesmo avisando o leitor, podemos fazer com que ele não perca o interesse imediatamente? A verdade é que os nossos leitores, mesmo os não-bloggers, não são parvos e se vamos tentar fazer deles parvos, então temos o caldo entornado.

Sendo assim, hoje trazemo-vos algumas dicas sobre como escrever um bom post patrocinado. Curiosos?

Comecem por escolher bem as marcas com quem trabalham

Este é o ponto mais importante: definirem as marcas com as quais faz sentido trabalharem. Claro que se uma marca enorme quer trabalhar connosco ficamos todos entusiasmados, mas a questão que se impõe é se faz sentido apresentar aquela marca aos nossos leitores. Um exemplo: a Uriage quer trabalhar convosco com a linha de bebé. Vocês não são mães, nem têm crianças ao vosso cuidado. Se a marca não percebe que vocês não são o target adequado porque está demasiado concentrada no número de likes que vocês têm, cabe-vos a vocês perceber que o target da marca não se adapta ao vosso blog, e que os vossos leitores vão perder o interesse mal se apercebam que o produto não se adequa a eles, nem ao dia-a-dia de quem está por detrás do blog.

Enquadrem bem o produto que estão a patrocinar com a vossa história

Imaginem que uma marca de cafés quer fazer uma parceria convosco. Como enquadrar o vosso produto? Antes de mais, decidam se a marca se adequa ao vosso target e à vossa comunicação – como referimos anteriormente – porque não faz sentido falarem sobre marcas de cafés se não beberem café porque detestam o sabor, certo? Partindo do pressuposto que bebem café e que vão avante com a vossa parceria, enquadrem o produto, por exemplo, com a vossa rotina matinal. Expliquem como tornam as vossas manhãs mais produtivas, ou quais os vossos segredos para acordarem com mais energia. As pessoas vão continuar a querer ler o vosso post, mesmo sabendo que é patrocinado, porque o produto que estão a tentar vender está adequado à vossa comunicação.

Tentem não publicar o post mal recebem o produto

Obviamente que isto nem sempre é possível. Muitas vezes as marcas têm timings nos quais pretendem ver o vosso post publicado mas, nalguns casos, quando percebem que a parceria não é apenas com o vosso blog, tentem conversar com a marca e perceber até que ponto esses timings são flexíveis, porque não há nada mais chato que estar a ver o mesmo produto escarrapachado em todos os blogs que lemos. Ainda que a história por detrás do produto seja boa, as pessoas ficam cansadas de ver sempre a mesma coisa e acabam por, infelizmente, não vos dar o benefício da dúvida.

Compreendam a vossa audiência

Se o vosso blog nunca fala dos produtos que vocês usam e se se baseia em opiniões pessoais sobre os assuntos da actualidade, se calhar falar sobre um produto só porque a marca vos abordou poderá não fazer sentido e, eventualmente, não ser bem recebido pelo vosso público. Sendo assim, se é um produto com o qual se identificam e sobre o qual conseguem construir bom conteúdo, baseado na vossa experiência pessoal, estejam atentos às estatísticas do vosso blog. Se publicaram esse post e as visitas foram menos que as habituais, tentem perceber se erraram na abordagem ou se, simplesmente, os vossos leitores não estão interessados em saber o que fazem ou o que usam no vosso dia-a-dia e, talvez, seja melhor desistirem dessa linha de conteúdo ou testar uma nova forma de o fazer. Se, por outro lado, as pessoas reagiram bem, houve muita interacção, vos pediram que continuassem a fazer posts semelhantes, então estão no bom caminho e têm as portas abertas para continuarem a produzir conteúdos patrocinados.

Acreditamos que se seguirem estas dicas simples terão bastante mais sucesso na publicação de conteúdos patrocinados junto dos vossos leitores. Se, ainda assim, tiverem dúvidas sobre como o fazer sigam a vossa intuição: se vos parecer errado, ou forçado, não publiquem. Se vos parecer perfeitamente adaptável ao vosso conteúdo e estilo de vida, então go for it! Garantimo-vos que, assim, não têm como errar!


Bloggers Camp

O Bloggers Camp é uma plataforma com dicas de e para bloggers criada por Ana Garcês (Infinito mais um), Catarina Costa (Daydreams) e Catarina Alves de Sousa (Joan of July).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *