Por mais que estejamos na era do social media em que tudo e mais alguma coisa é digital, os cartões de visita (ou business cards) ainda não passaram de moda ou caíram em desuso. Na verdade, precisamente por vivermos num meio tão digital, marcam ainda mais a diferença. Saibam porque deveriam ter cartões de visita para o vosso blog e que informação os vossos cartões devem conter.

Imagina que vais a uma conferência ou evento para bloggers (hello, Bloggers Camp!), onde estão presentes imensas pessoas, cada uma com – no mínimo – um blog. Durante o networking do evento, perguntam-te qual é o teu blog, algo inevitável. Tu dizes.
Depois do evento, os resultados mais comuns são:

  • As pessoas tentarem lembrar-se dos nomes de tantos blogs, que se esquecem de quase todos;_
  • Automaticamente eliminarem da memória os blogs com os nomes mais “complicados” ou até pouco sonantes.

E é por isso que fazem faltem os cartões de visita, para que te tornes memorável num evento destes. Nós agora até andamos a coleccionar cartões de bloggers, empreendedores e negócios que nos interessam! Assim, sabemos sempre onde ir buscar as informações de contacto de alguém. Nunca falha!

O que deve conter um cartão de visita de um blogger

Para assegurares a máxima eficácia dos teus cartões, certifica-te de que contêm:

O teu nome

É mais que básico, mas convém lembrar. É importante que as pessoas associem um nome (quando não uma cara) a um blog. Os blogs não têm vida sozinhos, são vocês que lhes dão vida, não se esqueçam disso. 🙂

O logo do teu blog

Não é que seja obrigatório, mas é algo que faz com que as pessoas identifiquem automaticamente o teu blog se já alguma vez se tiverem cruzado com ele na internet. Torna-o mais reconhecível para quem olha para os cartões.

Informações de contacto

Óbvio também. Mesmo que não queiras dar o teu número de telemóvel, um endereço de email para onde possam ser contactados é obrigatório. Ninguém dá cartões de visita por não querer ser contactado, certo? 🙂

O url do teu blog

Isto não pode mesmo faltar! A internet é um mundo (como sabes), por isso é provável que hajam blogs com o mesmo nome que o vosso, mesmo que seja no Tibete. Coloquem o url do vosso blog nos vossos cartões, quer seja blogspot.pt, ou sapo.pt (claro que ter um domínio próprio parece sempre mais profissional, mas o importante é o url não estar em falta nos vossos cartões).

Opcionais

Estas são as informações que não têm obrigatoriamente que estar nos cartões e que dependem apenas do vosso desejo de as ter lá, do design do vosso cartão e do espaço disponível.

  • QRcode
  • Social Media
  • Foto
  • Contacto telefónico

Um conselho

O que quer que façam como cartão de visita, façam-no ser memorável para quem o recebe. Pensem num elemento diferenciador para os vossos cartões, quer seja em termos de cor, do design em si, do tipo de letra, etc. Falar é fácil, nós sabemos, por isso fiquem com alguma inspiração. 🙂

6ef37adf20025b1bb05b1a036319d8b9 13fe05d6c0b475f0df7bf587fa1ae905 544d09808af15e0655710162c79a722e  cards-444-logo-750x950d8e8589fe7018cf352333cbfdb3349e1315f81f85c1b936e01fe776f3d72af03

Onde fazer cartões de visita

O que não falta são sítios fantásticos (online e offline) para fazerem os vossos cartões de visita! Falamos do Moo e do Vistaprint quando falamos de internacionais, mas cá em Portugal temos uma gráfica online a preços fantásticos e que não conseguimos deixar de recomendar, afinal foi lá que nós as três mandámos fazer os nossos próprios cartões e que vocês verão no Bloggers Camp deste ano (se ficarem prontos até lá e/ou não nos esquecermos deles em casa!). Essa gráfica é a 360imprimir. Se têm bilhete para o Bloggers Camp deste ano, terão recebido um email com um código muito especial da 360imprimir para que não vos faltem os cartões na edição deste ano. 🙂

 360imprimir

No site da 360imprimir, o processo de encomenda é facílimo. Basta carregarem no separador “cartões”, lá em cima, e escolher as características e quantidades dos vossos cartões (imagem acima). A seguir, clicam em “iniciar compra”, o que vai dar acesso a uma página em que vão escolher submeter o vosso próprio design (grátis) ou escolher um design já feito (1,99€). Se escolherem a modalidade de submissão do vosso próprio design, vão fazer o upload dos ficheiros (frente e verso) e concluir o processo de compra.

A 360imprimir obriga à revisão profissional dos vossos cartões por mais uma pequena comissão, mas se submeterem os vossos designs no formato PDF/X1a, ficam isentos deste pagamento. Vejam aqui como gravar neste formato.

Esperamos que este post vos tenha sido útil! Qualquer que seja a gráfica que escolhem, queremos muito ver os vossos cartões de visita no Bloggers Camp 2016!

Se já tiverem cartões de visita feitos, que tal mostrarem nos comentários abaixo? 🙂

 


Bloggers Camp

O Bloggers Camp é uma plataforma com dicas de e para bloggers criada por Ana Garcês (Infinito mais um), Catarina Costa (Daydreams) e Catarina Alves de Sousa (Joan of July).

4 comentários

Joana Sousa · 18/05/2016 às 10:34

Ahhhh os meus já estão pedidos – não pus o meu nome, confesso. Ia pôr, mas não o “encaixei” no design, então xô. Por outro lado, acho que pelo menos ninguém tem problemas em chamar-me Ji ou Jiji, so…oh well :p no mínimo percebem pelo instagram!

Jiji

Mafalda Fernandes · 19/05/2016 às 11:26

Confesso que aproveitei, estou sempre a precisar de cartões 😉 No meu caso mantive muito minimalista, mas já estive a pensar numa versão que fosse mais a cara Nuts for Paper.
Espero que cheguem a tempo… mas senão chegarem não faz mal, tenho outros de reserva 😉

Natália · 26/05/2016 às 12:37

Não recebi nenhum email da 360imprimir apesar de estar inscrita. Já fui ver ao spam… 🙁

Queops de Souza · 08/12/2017 às 14:00

Há um tempo pesquisei no google para comprar uns cartões para meu escritorio de contabilidade e solicitei um orçamento e não chegou até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *